quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Projeto Integrado de Aprendizagem - E-PROINFO

Projeto Integrado de Aprendizagem: Construindo significados

Disciplinas Envolvidas: Língua Portuguesa e Filosofia


Justificativa:

A vida em sociedade exige determinadas posturas frente ao trabalho, a escola ou na vida pessoal.  Como agir perante certas situações no nosso cotidiano? Existem regras para viver numa sociedade capitalista globalizada? Entre estes e outros questionamentos fica aquela dúvida: ser ou não ser ético? O que significa ser ético?
Desde a “invenção da sociedade dita civilizada” o homem vem questionando os valores pré-estabelecidos e questiona se tais valores são de fato certos ou errados.
O trabalho com este projeto visa, além de esclarecer algumas das dúvidas dos nossos educandos em relação à temática, proporcionar momentos de reflexão sobre a própria existência, e como a vida é afetada pelos valores da sociedade vigente, buscando incluir o uso de tecnologias da Informação no cotidiano escolar.
.

Objetivo Geral:
Proporcionar aos educandos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Dom Pedro I o acesso as tecnologias da informação como recursos didáticos de aprendizagem no cotidiano escolar.

Objetivos Específicos:
  • Conhecer o computador e suas funções na pesquisa.
  • Utilizar a Internet como recurso de pesquisa e produção de conhecimento;
  • Adquirir competência na leitura e interpretação digital;
  • Conceituar Ética nas relações interpessoais;
  • Produzir textos a partir das pesquisas efetuadas utilizando programas específicos para a edição dos mesmos;
  • Apresentar as pesquisas e conclusões a partir da utilização de slides;
  • Interagir com os colegas e professores avaliando seu próprio desenvolvimento educativo.

Metodologia:
O trabalho será desenvolvido nas seguintes etapas:


Tempo previsto
Atividades a serem desenvolvidas

1 aula
Discutir com os alunos sobre o projeto a ser desenvolvido, levantando os principais conceitos do tema a ser pesquisado.

1 aula
Pesquisa sobre definições de ética em diferentes sites, já verificados pelos professores. Elaboração das definições pesquisadas. Registro no caderno ou folhas avulsas.

1 aula
Apresentação dos  resultados entre os grupos de alunos na sala de aula, numa integração de ideias.

1 aula
Leitura, interpretação e levantamento de hipóteses dos textos pesquisados pelos professores com a temática Ética.  Elaboração de uma síntese sobre a leitura e discussões observando as novas regras da língua portuguesa.
1 aula
Edição do texto/síntese produzido na aula anterior em slides.

1 aula
Apresentação dos trabalhos produzidos pelos alunos. Postar os trabalhos nos blogs dos professores.


Recursos:
Humanos: Professores e alunos.
Materiais: sala informatizada com acesso  a Internet, impressora, cadernos ou folhas avulsas para registro, caneta, entre outros.

Cronograma:
O desenvolvimento do projeto será realizado no mês de março do ano de 2011, na terceira série do Ensino Médio noturno da E. E. B. Dom Pedro I, contando com 6 aulas para aplicação, sendo 3 aulas na disciplina de Filosofia e 3 aulas na disciplina de Língua Portuguesa.

Avaliação:
O trabalho será avaliado nos aspectos qualitativos e quantitativos na pesquisa e produção individual e coletiva, observando:
  • 3 pontos na pesquisa e produções iniciais;
  • 3 pontos na estruturação e sintetização dos conceitos;
  • 4 pontos na apresentação/solicialização das informações.

Referências:
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

MATHIAS, Ivo Mário. Computador: componentes e programa principal. Ponta Grossa: MEC/ UEPG/CEFORTEC, 2004. 106 p.; il. (Coleção informática)


NTE Ibirama – EEB Dom Pedro I
Cursistas:
Aurélia Soethe
Juliano Pereira
Roseli R. Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário