Projeto Integrado de Aprendizagem: Construindo significados
Disciplinas Envolvidas: Língua Portuguesa e Filosofia
Justificativa:
A vida em sociedade exige determinadas posturas frente ao trabalho, a escola ou na vida pessoal. Como agir perante certas situações no nosso cotidiano? Existem regras para viver numa sociedade capitalista globalizada? Entre estes e outros questionamentos fica aquela dúvida: ser ou não ser ético? O que significa ser ético?
Desde a “invenção da sociedade dita civilizada” o homem vem questionando os valores pré-estabelecidos e questiona se tais valores são de fato certos ou errados.
O trabalho com este projeto visa, além de esclarecer algumas das dúvidas dos nossos educandos em relação à temática, proporcionar momentos de reflexão sobre a própria existência, e como a vida é afetada pelos valores da sociedade vigente, buscando incluir o uso de tecnologias da Informação no cotidiano escolar.
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Objetivo Geral:
Proporcionar aos educandos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Dom Pedro I o acesso as tecnologias da informação como recursos didáticos de aprendizagem no cotidiano escolar.
Objetivos Específicos:
- Conhecer o computador e suas funções na pesquisa.
- Utilizar a Internet como recurso de pesquisa e produção de conhecimento;
- Adquirir competência na leitura e interpretação digital;
- Conceituar Ética nas relações interpessoais;
- Produzir textos a partir das pesquisas efetuadas utilizando programas específicos para a edição dos mesmos;
- Apresentar as pesquisas e conclusões a partir da utilização de slides;
- Interagir com os colegas e professores avaliando seu próprio desenvolvimento educativo.
Metodologia:
O trabalho será desenvolvido nas seguintes etapas:
Tempo previsto | Atividades a serem desenvolvidas |
1 aula | Discutir com os alunos sobre o projeto a ser desenvolvido, levantando os principais conceitos do tema a ser pesquisado. |
1 aula | Pesquisa sobre definições de ética em diferentes sites, já verificados pelos professores. Elaboração das definições pesquisadas. Registro no caderno ou folhas avulsas. |
1 aula | Apresentação dos resultados entre os grupos de alunos na sala de aula, numa integração de ideias. |
1 aula | Leitura, interpretação e levantamento de hipóteses dos textos pesquisados pelos professores com a temática Ética. Elaboração de uma síntese sobre a leitura e discussões observando as novas regras da língua portuguesa. |
1 aula | Edição do texto/síntese produzido na aula anterior em slides. |
1 aula | Apresentação dos trabalhos produzidos pelos alunos. Postar os trabalhos nos blogs dos professores. |
Recursos:
Humanos: Professores e alunos.
Materiais: sala informatizada com acesso a Internet, impressora, cadernos ou folhas avulsas para registro, caneta, entre outros.
Cronograma:
O desenvolvimento do projeto será realizado no mês de março do ano de 2011, na terceira série do Ensino Médio noturno da E. E. B. Dom Pedro I, contando com 6 aulas para aplicação, sendo 3 aulas na disciplina de Filosofia e 3 aulas na disciplina de Língua Portuguesa.
Avaliação:
O trabalho será avaliado nos aspectos qualitativos e quantitativos na pesquisa e produção individual e coletiva, observando:
- 3 pontos na pesquisa e produções iniciais;
- 3 pontos na estruturação e sintetização dos conceitos;
- 4 pontos na apresentação/solicialização das informações.
Referências:
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
MATHIAS, Ivo Mário. Computador: componentes e programa principal. Ponta Grossa: MEC/ UEPG/CEFORTEC, 2004. 106 p.; il. (Coleção informática)
NTE Ibirama – EEB Dom Pedro I
Cursistas:
Aurélia Soethe
Juliano Pereira
Roseli R. Salvador
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